Feliz aniversário calça jeans, pelos seus 138 anos!

Parabéns para você, nesta data querida, muitas felicidades e assim vai…

O jeans está aniversariando hoje, 20 de maio. Uhuhuuuuuu!!!

Em 1873 Levi Strauss e Jacob Davis recebem a concessão de patente americana para a confecção da calça masculina, em denim, com rebites de cobre. Calças que, mais tarde serão conhecidas como Blue Jeans.

Logo da Levi´s

Logo da Levi´s

Tudo começou um pouco antes, em 1567, nesta época a palavra jeans é utilizada pela primeira vez como “Genoese” ou “Genes”, termo usado na definição das calças dos marinheiros da cidade de Gênova, na Itália.

Em 1792 a indústria têxtil de Maryland, nos EUA, nomeia como “denim” a sarja de algodão produzida com as mesmas características do tecido fabricado em Nimes, na França.

Em 1853 o jovem alemão Levi Strauss parte ao velho oeste americano em busca de comercializar lona para cobrir as carroças dos mineradores, mas por conta da saturação do mercado, seus produtos começam a se acumular nas prateleiras.

Ao observar o trabalho dos mineradores, Levi Strauss nota que suas roupas não são resistentes ao trabalho pesado. Visando criar peças mais duráveis para estes trabalhadores, Strauss leva um deles até um alfaiate e, com o tecido encalhado, confecciona uma calça de lona na cor marrom, modelada a partir de uma calça usada por marinheiros genoveses.

Em 1860 surgem os pespontos em cor laranja nos detalhes de acabamento.

Em 1872  Jacob Davis, um produtor de capas para eqüinos, envia uma carta a Levi relatando que os usuários estão tendo problemas com os bolsos das calças, que soltam-se conforme o uso. E assinala uma saída para o problema: prender os bolsos com os mesmos rebites utilizados nas correias para cavalos.

Jacob Davis e Levi Strauss tornam-se sócios.

Em 1873 como mencionei acima eles recebem a patente para a confecção da calça jeans.

Levi´s

Levi´s

Já em 1930 o jeans ganha fama entre os cowboys norte-americanos.

Na década de 50 os jeans se espalham pelo mundo, através do cinema e por toda a transformação musical daquele tempo. Por causa de James Dean o visual jeans e camista é adotado por toda uma geração.

James Dean

James Dean

Nos anos 60 o jeans começa a receber lavagens e com combinação de novos materiais, como o elastano para dar mais conforto.

O movimento Hippie e o Woodstock, fazem com que a entrada do jeans na década de 70 seja triunfal e marque grande presença entre os jovens daquela época.  A Calvin Klein foi a primeira marca a colocar os jeans nas passarelas na década de 70 também.

Nos anos 80 muitas transformações e inovações no jeans continuam fazendo dele uma peça importante, a calça baggy e as lavagens clareadas modificam bastante o conceito do jeans original.

O jeans da década de 80.

O jeans da década de 80.

Nos anos 90 muitas empresas trabalham forte e assim aparecem mais e mais marcas dispostas a fazer do jeans um sucesso de consumo.

Já nos nossos dias sabemos que o jeans é um uniforme urbano, mas também a matéria prima dele, o denim em tingimento Indigo é um material utilizado em outras diversas modelagens e não só nas calças, foi para os acessórios e sapatos, cresceu, se desenvolveu, se transformou em marcas de desejo, as vezes caro e muito lucrativo também.

Dsquared2

Dsquared2

Hoje o mercado jeanswear movimenta muito dinheiro no mundo todo e 138 anos depois, ele é considerado como um produto versátil e pode ser encontrado nos mais diferentes tipos, marcas, acabamentos, estilos e gostos por aí.

Parabéns dona calça jeans!!! Agora já pode apagar as velinhas!!!

*A pesquisa deste post foi baseada no site Sou Jeans entre outros sites e livros, mas quero destacar a Sou Jeans pelo trabalho mais relevante e diferenciado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: